samedi, juillet 10, 2010

"Rios Vermelhos"/ "Rios Vermelhos 2-Os anjos do Apocalipse"

Para quem acha que cinema europeu (francês em especial) é feito só de dramas e "cults": aqui estão dois ótimos filmes de ação, com fortes elementos de suspense e horror, ambos estrelando Jean-Reno
Os dois filmes são baseados no romance de suspense "Les Rivières pourpres" de Jean Christophe Grangé que narram as aventuras do policial veterano Pierre Niemans (interpretado por Jean-Reno em ambos os filmes)

Rios Vermelhos (Les Rivières pourpres)Direção:Mathieu Kassovitz

Na pequena cidade de Guernon, no interior da França, ocorre um assassinato bizarro: um jovem é torturado e morto nas proximidades de uma tradicional universidade, a mais importante instituição do local e uma das mais conhecidas na Europa. A vítima, que tem cortes profundos no corpo, as mãos amputadas e os olhos retirados, foi encontrada pendurada no alto de um penhasco. Para investigar o mistério, o Comissário Pierre Niémans (Jean Reno) é enviado de Paris.

Enquanto isso, numa outra cidade, um jovem policial,o Tenente Max Kerkerian (Vincent Cassel), investiga a violação do túmulo de uma garota morta há dezoito anos. A criança fora atropelada por um caminhão e, após o acidente, sua mãe enlouqueceu e se internou num convento, confinada num quarto escuro. Os dois policiais acabam se encontrando e descobrem a existência de uma relação entre os crimes.





Rios Vermelhos 2: Os anjos do Apocalipse(Les Rivières pourpres 2 : les Anges de l'Apocalypse)
Direção:Olivier Dahan
Pierre Niémans investiga um novo caso de violentos homicídios. O detetive veterano é chamado de Paris para um mosteiro na Lorraine, fronteira da França com a Alemanha, a fim de averiguar um assassinato fora do comum: um homem foi crucificado e emparedado. Ajudando no trabalho de investigação temos o capitão Reda, ex-aluno de Niémans na academia da polícia, e uma policial especialista em assuntos religiosos, Marie (Camille Natta).
Mais mortes sangrentas acontecem, através da ação misteriosa de monges com agilidade e força muito acima de qualquer ser humano normal. Os assassinatos estão ligados a eventos históricos ocultados pelo Vaticano, a profecia do apocalipse, e a existência de uma seita secreta.




Apesar de dirigidos por pessoas diferentes os dois filmes seguem um estilo parecido: tramas complexas que se desenrolam de maneira a fazer o telespectador ir descobrindo cada mistério junto com os detetives, cenas de ação muito bem feitas e bem colocadas, climão de suspense e elementos assustadores e/ou sobrenaturais (ótimo para quem gosta de filmes de terror, como eu). Não é preciso assistir um filme para entender o outro já que as estórias são independentes (o primeiro filme foi baseado no livro de Grangé, já o segundo foi inspirado em seus personagens, mas a trama foi escrita por Jean-Luc Besson, que também foi o produtor), mas vale a pena assistir os dois. Jean Reno dispensa comentários, seu Niémans é um dos tipos durões e (involuntariamente) simpáticos que ele interpreta como ninguém. Além disso Reno está em ótima companhia: o internacional Vincent Cassel no primeiro filme e o veteraníssimo Christopher Lee no segundo (para quem gosta de filmes de terror, Lee é figura conhecida, para quem não conhece, "O homem de palha" é um filme mais que recomendado).
Ação com inteligência e ótima pedida para assistir com o amigo/namorado/marido que acha que cinema francês é "coisa de mulherzinha", hehehe...

0 comentários:

Enregistrer un commentaire