lundi, septembre 20, 2010

Tarte Tatin

Fazia um tempão que a gente não voltava para a cozinha, né?

Como semana passada teve aniversário aqui em casa e a comemoração pedia um doce, então, em vez do tradicional bolinho de aniversário, fizemos uma tarte tatin, a tradicional torta de maçã francesa.

Reza a tradição que a tarte tatin foi criada acidentalmente no Hotel Tatin em Lamotte-Beuvron, na região de Loir-et-Cher, França central, em 1898. O hotel pertencia à duas irmãs, Stéphanie e Caroline Tatin. Existem diferentes estórias sobre a origem da torta, mas a mais comum é que Stéphanie, que cozinhava para os hóspedes, estava muito cansada certo dia. Então ela teria começado a fazer uma torta de maçã, mas acabou esquecendo as maçãs enquanto elas cozinhavam na manteiga com açúcar. Quando sentiu o cheiro de queimado, ela tentou "resgatar" a torta, colocando uma massa em cima da panela e levando tudo ao forno. Depois de desenformar e virar a torta, ela ficou surpresa ao ver que lguns hóspedes decidiram experimentar e acabaram gostando. Outra versão, disponível no site oficial da Tarte Tatin diz que Stéphanie simplesmente assou uma torta de maçã caramelizada de cabeça para baixo por engano

Bem terminada a aulinha de história, lá vai a receita

Massa

Ingredientes:

250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga
1 pitada de sal
1 gema de ovo
água




Modo de fazer

Numa superfície limpa, coloque a farinha(já misturada com o sal) e misture a manteiga

 

Junte a gema de ovo e um pouco d´água (só o bastante para deixar a massa maleável). Amasse por alguns minutos (mas não por muito tempo, a massa tem que ficar maleável e não quebradiça)




Deixe descansar num lugar fresco por pelo menos 30 minutos

Torta

Ingredientes

A massa (dã! hehe)
Umas 8 maçãs (mais ou menos dependendo do tamanho), descascadas e cortadas em quartos
150 a 200 gramas de açúcar
150 gramas de manteiga
Canela em pó(opcional)





Modo de fazer:

Numa forma de mais ou menos 25 cm de diâmetro (a mesma em que a torta será assada), derreta a
manteiga junto com o açúcar, mexendo sempre



Você deve obter um caramelo moreninho. Pode ser mais claro ou escuro de acordo com o gosto do freguês, mas nunca escuro demais, senão a torta vai ficar amarga.



Arrume as maçãs em cima desse caramelo. Se quiser salpique canela em pó por cima



Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno médio (ou cozinhe na boca do fogão mesmo, com a chama alta) por entre 5 e 10 minutos, so para dar uma amolecida nas maçãs.



Abra a massa até que ela fique ligeiramente maior que a forma e cubra as maçãs. A sobrinha de massa dos lados pode ser acomodada dentro da forma




Leve ao forno pré-aquecido (180° 200°C). A torta estará pronta quando a massa estiver cozida e dourada, e o caramelo borbulhando dos lados. Espere esfriar um pouco e desenforme. Mas cuidado: não deixe a torta esfriar completamente antes de desenformar, senão ela não sai da forma.

Et voilà! Uma torta leve (não light!) que fica ótima com um cházinho.



Só um comentário: a tarte tatin não é um doce-doce como nós brasileiros estamos acostumados. O sabor dela é de um doce mais suave e menos enjoado. Então se você for do tipo formiguinha, melhor desistir da receita e abrir um potinho do velho e bom doce de leite. 

Aff...preciso comprar uma câmera decente urgentemente...

0 comentários:

Enregistrer un commentaire