dimanche, octobre 24, 2010

Astérix, le Gaulois-Pequeno Guia (Megapost)

Dia desses estava dando aula(sou professora de inglês, por incrível que pareça, heheh) para uma turma de crianças, alunos de cerca de oito a nove anos. Tinha distribuido uma folha com imagens de personagens de histórias em quadrinhos e desenhos animados para praticarmos um pouco do verbo "to be" e apresentações(his name is...her name is...etc, etc). Estava indo tudo bem(Ben10, Naruto, Meninas Superpoderosas, etc, etc..) até chegarem na imagem do Asterix.

Nenhum aluno sabia quem era aquele personagem! Sugeri que fossem para casa e perguntassem aos pais. Na aula seguinte, nada! Os pais também não conheciam...É uma pena que a molecada não conheça Asterix (isso vale para os grandinhos também!). Nada contra os desenhos e animes que eles assistem (sou otaku-isto é, fã de mangá e anime desde pequenininha-desde os tempos de Cavaleiros do Zodíaco, e algumas das minha horas de folga são passadas assistindo Cartoon Network! ) mas Astérix é bom demais para ser ignorado! 

Então para quem não conhece, vamos ao post especial sobre o Gaulês, com tudo que você precisa saber!

Astérix, o Gaulês

Astérix le Gaulois(Asterix, o Gaulês) é uma série de histórias em quadrinhos criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny(o autor de Le Petit Nicolas e Lucky Luke) no ano de 1959. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo prosseguiu o trabalho. As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número a 29 de Outubro de 1959. O primeiro livro  foi editado em 1961. A partir do qual, começaram a ser lançados anualmente. Foram lançados 33 livros com a personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Asterix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 live-actions), jogos, brinquedos e um parque temático.




"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum..."

Asterix e seus amigos moram numa pequena aldeia situada em uma península na Armórica, ao norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebê, e daí adquiriu permanentemente a superforça. Durante suas aventuras, além de lutar contra os romanos, os gauleses encontram diversos povos da antiguidade e figuras históricas.

Personagens

Asterix

O herói da estória. É descrito como "um pequeno guerreiro, de espírito maroto e inteligência vivaz. Todas as missões perigosas lhe são confiadas sem hesitação". Além de ser um guerreiro habilidoso é um grande estrategista, e está sempre pronto para a briga. Uma característica marcante do visual do personagem é seu capacete alado, com as asas alterando-se junto com o humor do personagem, o que é engraçado por que ele tende a ser meio esquentadinho ^.^
 
Obelix
 
 Trabalha como distribuidor de menires (pedregulhos grandões como esse aí na imagem) e o melhor amigo de Asterix. Adquiriu uma força sobre-humana permanente ao cair dentro de um caldeirão cheio de poção quando era um bebê. Só pensa em duas coisas: comer javalis e bater nos romanos. Apesar da força e do tamanhão, Obelix é um personagem superfofo e gentil. Ele adora o cachorrinho Idéiafix, que acompanha em suas aventuras com Asterix e é apaixonado pela bela Falbalá.
 
Idéiafix
 
É o cachorrinho que acompanha Asterix e Obelix em suas aventuras. Além de ser fofinho e esperto, é um grande defensor da natureza (experimenta corta uma árvore perto dele para ver o escândalo!). É o xodó de Obelix(que até entende o que ele fala/late)
 
 
 
 
Panoramix
O velho druida que aconselha Asterix, Obelix e o chefe Abracourcix. Ele é o único que sabe preparar a poção mágica. Além da poção da super-força, tem várias outras receitas. Suas artes mágicas e sabedoria são uma mão na roda para os gauleses
 
 
Abracourcix
 


É o chefe da tribo. Se acha o rei da cocada preta, apesar das grandes decisões acabarem sempre sendo tomadas por Asterix. Apesar de meio narcisista e um tantinho bobão, é muito boa gente e corajoso.
 
 
Chatotorix

É um bardo (poeta/cantor), que canta muito mal. O pobre coitado é tão
 ruim, mas tão ruim que sempre termina suas apresentações amarrado e amordaçado pelos outros gauleses.
 
 
 
Júlio César
 

O conquistador da Gália(é aquele mesmo lá do seu livro de história), que tenta conquistar a tribo de Asterix. É narcisista e pomposo, quer a todo custo garantir seu lugar na história e não aceita ser derrotado por uma mera vilazinha de gauleses.
 
 
 
 
 
 
Outros:
Prolix: o falso profeta
Naftalina: mulher de Abracourcix
Agecanonix: o ancião da vila, casado com Madame Agecanonix, que é bem mais nova que ele
Falbalá: O amor da vida de Obelix
Tragicomix: O amor da vida da Falbalá (tadinho do Obelix...)
Automatix: ferreiro que sempre critica a qualidade dos peixes vendidos por Ordenalfabetix
Ordenalfabetix: o peixeiro que sempre está brigando com Automatix por causa de suas críticas.
 
Livros
 
Asterix o Gaulês (1961) (Astérix le Gaulois)
O centurião romano Caius Bonus, após descobrir sobre a poção mágica sequestra Panoramix para descobrir como fazê-la.

A Foice de Ouro (1962) (La Serpe d'Or)
Panoramix quebra sua foice, e Asterix e Obelix vão comprar outra em Lutécia.

Asterix e os Godos (1963) (Astérix et les Goths)
Panoramix é sequestrado pelos godos, e Asterix e Obelix vão à Germânia resgatá-lo.

Asterix Gladiador (1964) (Astérix Gladiateur)
Chatotorix é sequestrado pelos romanos como presente para César, e Asterix e Obelix vão a Roma. Para conseguir resgatá-lo, entram para a escola de gladiadores.

A Volta à Gália / Uma Volta pela Gália com Asterix (1965) (Le tour de Gaule)
Após um romano começar a isolar a aldeia com uma paliçada, Asterix propõe a ele desistir após um banquete com comidas pegas ao redor da Gália (num trajeto parecido com o Tour de France).

Asterix e Cleópatra (1965) (Astérix et Cleopatre)
O arquiteto egípcio Numerobis é incumbido pela rainha Cleópatra de construir um palácio para Júlio César em três meses, para que Cleópatra ganhe uma aposta feita com o imperador romano. Por sorte, seu pai conheceu Panoramix e vai pedir ajuda ao druida e a Asterix e Obelix.

O Combate dos Chefes (1966) (Le Combat des Chefs)
Um chefe de aldeia simpático aos romanos propõe um duelo a Abracurcix, valendo a aldeia. No meio-tempo, Panoramix é atingido por um menir e enlouquece.

Asterix entre os Bretões (1966) (Astérix chez les Bretons)
Após conquistar quase toda a Gália, César decide invadir a Bretanha (atual Reino Unido). Apenas uma aldeia resiste, e Cinemapax, um contraparente de Asterix, resolve ir à Gália para pedir a ajuda de seu primo e da poção de Panoramix.

Asterix e os Normandos (1967) (Astérix et les Normands)
Abracurcix recebe seu sobrinho covarde, Calhambix, com a missão de torná-lo um homem. No meio-tempo, normandos vêm á Gália em busca do "campeão do medo".

Asterix Legionário (1967) (Astérix Légionnaire)
Obelix se apaixona por Falbalá - e ao descobrir que o noivo desta, Tragicomix fora alistado à força e mandado para a África, Asterix e Obelix entram na legião romana para resgatá-lo.

O Escudo de Arverne / O Escudo Averno (1968) (Le bouclier Arverne)
Abracurcix é enviado para uma estância hidroterápica por estar doente, Asterix e Obelix vão para Gergóvia, e César busca o escudo de Vercingetorix.

Asterix nos Jogos Olímpicos (1968) (Astérix aux Jeux Olympiques)
Asterix descobre que os romanos e os gregos participam, de quatro em quatro anos, de uma competição chamada jogos olímpicos. Como a Gália está ocupada pelo Império Romano, Asterix pode participar dos jogos, como representante da Gália. Mas há um problema: ele não pode usar a poção de Panoramix...

Asterix e o Caldeirão (1969) (Astérix et le Chaudron)
Um gaulês deixa um caldeirão cheio de serstécios na aldeia por segurança - e após o dinheiro sumir, Asterix e Obelix buscam recuperá-los.

Asterix na Hispânia (1969) (Astérix en Hispanie)
O filho do chefe da última aldeia resistente à ocupação na Hispânia é sequestrado e levado para a Gália - e Asterix e Obelix resolvem levá-lo de volta.

A Cizânia (1970) (La Zizanie)
César decide conquistar a aldeia acabando com a união dos gauleses - para isso, usa um romano especializado em discórdia, Tulius Detritus.

Asterix entre os Helvécios (1970) (Astérix chez les Helvètes)
Um questor romano é envenenado pelo governador da Gália, e apela á Panoramix - porém a poção antídoto exige uma flor montanhosa, que Asterix e Obelix vão buscar na Helvécia.

O Domínio dos Deuses (1971) (Le Domaine des Dieux)
Para conquistar a aldeia César começa a construir um grande hotel, o Domínio dos Deuses, na floresta que a circunda.

Os Louros de César (1972) (Les Lauriers de César)
Um bêbado Abracurcix promete ao cunhado um guisado temperado com a coroa de louros de César, e Asterix e Obelix acabam em Roma tentando conquistá-la.

O Adivinho (1972) (Le Devin)
Enquanto Panoramix está ausente, um adivinho começa a se aproveitar da credulidade dos gauleses.

Asterix na Córsega (1973) (Astérix en Corse)
Após descobrirem um líder corso sequestrado, Asterix e Obelix resolvem acompanhá-lo de volta para casa.

O Presente de César (1974) (Le cadeau de César)
César dá a um legionário por se aposentar, as terras da aldeia, e este legionário repassa-as a um taverneiro, que vai reclamar seu terreno.

A Grande Travessia (1975) (La grande Traversée)
Asterix e Obelix vão pescar - e acabam por chegar à América do Norte.

Obelix e Companhia (1976) (Obélix et Compagnie)
Para desunir a aldeia, um assessor de César começa a comprar os menires de Obelix, estimulando a concorrência na aldeia.

Asterix entre os Belgas (1979) (Astérix chez les Belges)
Abracourcix não se conforma com o fato de César achar os belgas o povo mais bravo da Gália e vai à Bélgica tirar satisfações.

O Grande Fosso (1980) - (Le grand fossé -O primeiro álbum realizado sem a contribuição de Goscinny)
Asterix e Obelix se envolvem com uma aldeia separada por um fosso, as rivalidades de seus dois chefes e as artimanhas de um gaulês traidor que quer se casar com a filha de um dos chefes.

A Odisséia de Asterix (1981) (L'odyssée d'Astérix )
Asterix e Obelix viajam até a Galiléia conseguir petróleo para o druida acompanhados por um druida espião Zerozerosix (feito à imagem de Sean Connery, ator de 007).

O Filho de Asterix (1983) (Le fils d'Astérix )
Um bebê é deixado na porta da casa de Asterix, que se vê obrigado a encontrar seus verdadeiros pais - ninguém menos que César e Cleópatra.

As 1001 Horas de Asterix (1987) (Astérix chez Rahazade)
Asterix e Obelix vão à Índia com Chatotorix para que o bardo use sua voz para fazer chover e livrar a princesa Jade de ser executada.

A Rosa e o Gládio (1991) (La rose et le glaive )
Os guerreiros se envolvem com a galanteria gaulesa, a liberação feminina e uma nova e diferente legião de legionário(a)s.

A Galera de Obelix (1994) (La galère d'Obélix )
scravos roubam a galera de César e a escondem na aldeia gaulesa; Obelix se transforma em granito ao beber a poção mágica e Asterix e o druida vão com os escravos atrás de uma possível cura.

Asterix e Latraviata (2001) (Astérix et Latraviata )
Os romanos usam uma atriz idêntica à bela Falbala para que ela recupere o gládio e o elmo de Pompeu, dados de presente a Asterix e Obelix por seus pais.

Asterix e a volta às aulas / Asterix e o Regresso dos Gauleses - (2003-França ) (Astérix et la rentrée gauloise)
Coleção de histórias curtas publicadas na revista Pilote.

Asterix: O dia em que o céu caiu / O Dia em que o Céu Caiu (2005) (Le ciel lui tombe sur la tête)
Os gauleses recebem a visita de estranhos seres espaciais que querem confiscar a poção mágica (referências a Walt Disney, aos mangás e ao Schwarzenegger).

O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro - (2009) (L'anniversaire d'Astérix et Obélix - Le Livre d'or)
Álbum comemorando os 50 anos de Asterix. Na história, Asterix e Obelix fazem aniversário e são visitados pelas pessoas que eles conheceram em suas viagens.


Cinema


 Animação

Asterix, o Gaulês (Astérix, le Gaulois) - 1967

Asterix e Cleópatra (Astérix et Cléopâtre) - 1968

Os 12 Trabalhos de Asterix (Les 12 travaux d'Astérix) - 1976

Asterix e a Surpresa de César (Astérix et La Surprise de César) - 1985

Asterix Entre os Bretões (Astérix chez les Bretons) - 1986

A Grande Luta (Astérix et le Coup du menhir) - 1989

Asterix Conquista a América (Astérix et les indiens) - 1995

Asterix e Obelix e Os vikings (Astérix et les Vikings) - 2006

Live-action

Asterix e Obelix contra César (1999) - De Claude Zidi. Com Gérard Depardieu (Obelix) e Christian Clavier (Asterix)

Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002) - De Alain Chabat. Com Gérard Depardieu (Obelix) e Christian Clavier (Asterix).

Asterix nos Jogos Olímpicos (2008), com Gérard Depardieu (Obelix) e Clovis Cornillac (Asterix)


Links

Site oficial- http://www.asterix.com/
El diccionario de Asterix- http://diccionarioasterix.blogspot.com/
El blog de Asterix el galo- http://blogasterixgalo.blogspot.com/
Guia de quadrinhos-Asterix- http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/asterix.htm




1 commentaire:

  1. Legal! Sou Otaku também, adoro Animes e desenho Mangá desde pequena, mas também amo HQ! Conhecia Asterix pelos desenhos animados que via na TV e por eventuais tirinhas que as professoras entregavam na escola (e em livros didáticos), também assisti muitas vezes Asterix e os vikings e adorei. muito legal o seu mega-post, me interessei ainda mais! :)
    Amanda.

    RépondreSupprimer