vendredi, mars 25, 2011

"À mesa com Monet"- Claire Joyes

"À mesa com Monet"
2ª ed. pela editora Sextante
Aqui está a mais nova aquisição da minha biblioteca, que eu não canso de mostrar para todo mundo!

"À mesa com Monet" , editado pela Sextante, é muito mais que um livro de culinária. A autora , Claire Joyes, faz um estudo histórico-gastronômico, o que é uma verdadeira raridade no mercado editorial brasileiro. "À mesa com Monet" fala da vida do pintor na famosa casa de Giverny, com enfoque na vida em família e nos hábitos culinários. É uma coleção de fotos maravilhosas do jardim e da casa (em especial da cozinha e da sala de jantar, de longe os dois cômodos mais famosos) e de histórias, curiosidades e dados biográficos. Para os interessados em história, Joyes também oferece um interessante panorama dos hábitos familiares e das práticas sociais da burguesia francesa do fim do século XIX.

Mas a grande sacada desse livro está na última parte. Com a ajuda do chef Joël Rabuchon, ela selecionou e adaptou receitas dos cadernos de cozinha da família de Monet. Na edição brasileira as receitas passaram por uma nova adaptação feita pelo chef  Claude Lapeyre. Isso é ótimo, pois garante que todas as receitas possam ser reproduzidas em casa com ingredientes e produtos que podemos achar em qualquer supermercado.

Quando eu vi esse livro na estante da livraria, estava disposta a pagar caro por ele, e pagaria feliz da vida. 

Qual não foi minha surpresa ao ver que além de tudo o preço estava muito camarada: 49,90$. Por um livro de capa dura, acabamento de luxo, fotos super bem produzidas, texto primorosamente escrito e pesquisado, dezenas de receitas e bibliografia e referências tão caprichadas, 49,90 é praticamente nada!


Sinopse tirada da orelha do livro:

"Em 1883, Claude Monet e sua mulher, Alice, se instalam definitivamente em Giverny com os oito filhos. O pintor dedica-se então a criar um ambiente harmonioso como a atmosfera de seus quadros e a oferecer almoços memoráveis a seus amigos famosos, como Clemenceau, Renoir e Cézanne.

Monet não cozinhava, mas gostava que os pratos fossem preparados com maestria. A partir da descoberta de seus cadernos de receitas, a historiadora de arte Claire Joyes pôde reproduzir minuciosamente o estilo de viver e de receber do artista.

Reunindo histórias curiosas, receitas e lindas fotografias, À mesa com Monet revela a intimidade familiar e os segredos culinários do pintor. Há relatos de que o gênio impressionista ficava de ótimo humor diante da perspectiva de uma boa refeição, porém era preciso ter cautela nos dias em que ele estava descontente com sua pintura. Como não gostava de dormir tarde, Monet preferia receber as pessoas para o almoço. Assim, no dia seguinte podia acordar cedo e se entregar ao trabalho.

As receitas apresentadas neste livro, originalmente adaptadas pelo famoso chef Joël Robuchon a partir dos cadernos de Monet, foram transpostas para a nossa realidade com a excelência e o cuidado de Claude Lapeyre, chef francês radicado há anos no Brasil.

Ao virar as páginas desta requintada edição, os apaixonados por arte e gastronomia vão se sentir como se estivessem na bela casa do pintor, percorrendo seus jardins e sentando-se à mesa para partilhar as iguarias servidas aos seus mais ilustres visitantes, como Galettes de queijo, Pato à moda de Rouen, Assado de vitela, Filé de linguado à Véron e Charlote de damasco.

Este livro nos leva a uma deliciosa volta ao passado: à Giverny da virada do século XIX, habitada pelo talento e o gênio de Monet "

Enfim, se você curte arte ou história ou culinária (ou tudo isso junto como é o meu caso.), esse é um livro que não pode faltar na sua estante.

Para dar um gostinho, aqui está uma prévia (ps. para ver maior é só clicar em "open in a new window")

Found at ebookbrowse.com

0 comentários:

Enregistrer un commentaire