mardi, août 16, 2011

Coleção Folha Cine Europeu





Olha eu aqui fazendo propaganda involuntária da Folha de novo... A coleção Folha Cine Europeu já está nas bancas faz umas duas semanas e definitivamente vale a pena para os fãs de cinema. É uma seleção de 25 filmes europeus, de 25 diretores diferentes. Eu achei a seleção legal, apesar de não ter entendido muito bem algumas escolhas. Acho que a idéia era dar uma visão geral do cinema europeu, e, ao mesmo tempo apresentar obras menos conhecidas de alguns diretores consagrados, então temos filmes muito manjados como "A doce vida" e outros menos populares para o público brasileiro como "Asas do desejo" por exemplo. Também tem um balanço interessante de obras mais antigas (como "Encouraçado Potemkin") com outras mais recentes ("Volver", por exemplo), e um ou outro título curioso como "A dama oculta" dirigido pelo Hitchcock pré-Hollywood. A seleção final parece meio que uma colcha de retalhos, mas acho que isso deixa a coleção bem abrangente e muito apta a agradar gregos e troianos. Ou seja, não interessa muito  qual é o seu estilo preferido de cinema, pelo menos um título da coleção vai cair no seu gosto. Só por isso já vale a pena uma passadinha na banca.

Mas, é claro o que nos interessa aqui são os títulos franceses, então, segue uma lista completa dos filmes (com datas de distribuição) com os títulos franceses em negrito, para vocês saberem o que esperar dessa coleção. Cada um  custa R$15, 90, o que é razoável se a gente considerar que cada dvd vem com um livro acompanhando (mas como são 25 dvds acho que nem todo mundo vai comprar tudo, assim é melhor ficar de olho na lista de filmes e datas de distribuição...).

A Doce Vida (07/08)
Fitzcarraldo(07/08)
Último Tango em Paris(14/08)
Cinema Paradiso(21/08)
Morangos Silvestres(28/08)
Volver (04/09)
Asas do Desejo (11/09)
Os Girassois da Rússia (18/09)
Hiroshima, Mon Amour (25/09)
A Liberdade É Azul (02/10)
O Batedor de Carteiras (09/10)
O Deserto Vermelho (16/10)
O Encouraçado Potemkin (23/10)
Rocco e seus Irmãos (30/10)
Os Incompreendidos (06/11)
Lili Marlene (13/06)
Roma, Cidade Aberta (17/11)
Madame Bovary (27/11)
Metropolis (04/12)
A Regra do Jogo (11/12)
Mamma Roma (18/12)
Acossado (25/12)
A Dama Oculta (01/01)
Adeus, Meninos (08/01)
Mamãe Faz Cem Anos (15/01)

Vamos ver se eu consigo fazer um post especial para cada título francês da coleção, torçam para eu ter tempo, hehehe...



OBS. (completamente não relacionado :P): Muita gente anda me pedindo informações sobre como encontrar legendas para o filme "Le père Goriot". Eu procurei bastante e não encontrei nenhuma legenda para o filme em português disponível para download. Aliás para nenhum dos quatro filmes (sim existem quatro filmes com esse título). Também não achei legendas em inglês ou espanhol. Tentarei procurar um download com legendas "embutidas"

0 comentários:

Enregistrer un commentaire